LISTA DE 7: 7 Jogos Inspiradores

tetris-b

Como no mundo da música ou do cinema, jogos sempre trazem uma reciclagem. Dificilmente veremos um jogo totalmente original, pois alguma ideia dele, apesar de trazer um certo frescor pra época do lançamento, veio de algo que já existia uns 20, 30 anos atrás. O jogo pode surgir com uma reformulação boa do que jogamos no passado, outras vezes é algo desastroso. Mesmo agora com as tecnologias para se jogar, vulgo o VR que explorará a realidade virtual, há uma pontinha de muita coisa do passado. Os jogos antigos aqui expostos sempre servirão de inspiração para os produtores dos lançamentos atuais. A lista não tem ordem de preferência, e sim, por cronológica.

01 – Pac-Man (1980)
Pac-Man já tinha algo de especial: apesar de toda a simplicidade, era um jogo vibrante e que colocava o jogador num estado de adrenalina constante. E cada vez mais, apesar de tudo soar repetido, o jogo crescia em velocidade e os inimigos (fantasmas) nos encurralavam a todo instante. O jogo ganhou dezenas de versões depois*, em 3D, de aniversário, ou mesmo ganhou versões ridículas quase numa espécie de paródia de si mesmo. Jogos influenciados: Mouse Trap, Pengo, Supaplex, Dig Dug.
pacman-b

02 – River Raid (1982)
Outro da geração Atari com uma simplicidade e um conceito simples. Porém, a cada minuto jogado, os caminhos se estreitavam, o combustível do avião consumia mais rápido e os obstáculos aumentavam. River Raid era, antecipadamente, o que os jogos de nave (ou ‘navinha’ como muitos falavam) viriam a ser depois, muitos deles que fizeram sucesso nos fliperamas. Claro que depois os gráficos ganharam mais tonalidade, as armas ficaram exorbitantes com direito a explosões gigantescas e com a dificuldade lá no talo. Influenciados: Xatax, Raiden DX, R-Type, Tiger e Under Defeat.
riverraid-b

03 – Tetris (1984) – imagem principal do post
Três russos foram lá e criaram um jogo humilde, porém viciante. As peças em vários formatos caem e você precisa encaixá-las num tabuleiro. Jogo até hoje é chique e ainda inovador, jogado por pessoas dos 8 aos 80 anos de idade e sem contra-indicações. Ganhou depois versões em 3D. Inspirou jogos como Critter Crunch, Super Puzzle Fighter 2 Turbo HD Remix, Bejeweled e Frozen Free Fall.

04 – Metroid (1986)
Outro gênero que gera muitas controvérsias. O jogo de plataforma 2D. Para muitos jogadores, alguns jogos tem a devida importância para as gerações posteriores. Mario Bros, Sonic, Contra, Donkey Kong, Castlevania ou Alex Kidd. Não importa. Apesar de não ser um adorador fervoroso de Metroid, coloco o jogo pelo nome que ele carrega. Já com muitas novidades, avançado, cheio de exploração, design de vanguarda, desafiador. Simples entender isso: Metroid inspirou até o uso da palavra Metroidvania** (usada por críticos americanos quando o jogo atual carrega traços e características de jogos como Metroid). Principais influenciados: Rayman Origins, Flashback, Shadow Complex e Guacamelee.
metroid-b

05 – Mario Kart (1992)
Um spin-off da franquia Mario que deu certo. E como. Tanto que depois deixou um monte de seguidores. A ideia do jogo é colocar personagens famosos dentro de karts e abusar de corridas por cenários divertidos, e ainda por cima, com dezenas de armas pelas pistas (pode apelar bastante). Os jogos que vieram depois nunca perderam a proposta de divertir e de roubar do seu adversário (quando você pensa que está em primeiro, pode cair para o último lugar). Influenciados: Crash Team Racing, Modnation Racers, El Chavo Kartz e Sonic & Sega All-Stars Racing.
mariokart-b

06 – The Need For Speed (1994)
Poderia colocar Enduro, notório jogo de Atari, como um influenciador. Contudo, vou mais além, aqui um jogo que já colocava o jogador como um verdadeiro piloto, onde o 3D já reinava no cenário dos jogos de corrida, e os carros já tinham uma bela modelagem, com direito a visão de dentro do cockpit. A franquia tornou-se gigante: de corridas restritas em ruas passou a ser em mundo aberto, teve policiais contra ladrões de carros, até pegas em ladeiras escarpadas. Alguns jogos mantiveram a tradição, outros não, mas NFS foi uma das séries com bastante influenciados como Test Drive, Juiced, The Crew.
jogonfs-b

07 – Resident Evil (1996)
Dentro do gênero Survival Horror e de suas características, difícil situar um influenciador. Preciso deixar ‘Resident Evil’ (1996) por ter lançado ao mundo uma abrangência maior do gênero, pela popularização que teve. Lugares escuros e claustrofóbicos, puzzles para seguir adiante, poucos recursos para sobreviver, monstros que surgem abruptamente. Medo, sustos, nervoso, adrenalina a mil. Em 1996 a gente já tinha isso num jogo bem produzido. Pena que a franquia tenha caído de qualidade nos últimos jogos. Influenciados potencialmente: Obscure, Siren, Silent Hill, Alone In The Dark: The New Nightmare e Fatal Frame.
resident-evil-b

* As diversões versões/adaptações de Pac-man, aqui
** Saiba mais sobre o conceito Metroidvania, aqui

Outros que poderiam estar na lista:
Pitfall (1982)
Where in the World Is Carmen Sandiego? (1985)
Street Fighter II (1991)
Doom (1993)
Final Fantasy VII (1997)
GoldenEye 007 (1997)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s