LISTA DE 7: 7 Bandas/Artistas com Letras de Protesto

manic

Política foi bastante discutida neste ano. No Brasil, no mundo e recentemente nos EUA. Aproveitando o ensejo, lembro-me de algumas bandas que ficaram bem conhecidas por letras críticas ao sistema e também por protestar contra as injustiças e desigualdades que nos rodeiam. Claro, dentro do universo punk, poderíamos muito bem listar diversas, porém resolvi colocar algumas fora do gênero punk, especificamente. Não apenas o instrumental, os arranjos e as melodias, porém as letras sempre tiveram prioridade na discografia de tais bandas. A lista segue uma ordem alfabética e não preferencial.

01 – ASIAN DUB FOUNDATION
Pop, rock, Ragga, Dub, Rap, Dance. Muitos gêneros passam pela sonoridade do ADF. Não fosse apenas essa diversidade, vale ressaltar a sintonia do grupo com os fatos que acontecem no mundo e letras que protestam contra racismo, xenofobia e desigualdades sociais. O grupo também se preocupou em montar uma organização que incentiva a tecnologia e a música entre os jovens, a ADF Education. Para se ter uma ideia da profundidade das letras, ‘1000 Mirrors’ faz uma homenagem a uma paquistanesa que ficou 20 anos numa prisão do Reino Unido.
asiandubfoundation

02 – BILLY BRAGG
Talvez o porta-voz político e musical de uma geração. Com bastante atividade sobretudo nos 80’s. Apesar disso, Billy Bragg não tem reconhecimento devido até hoje, ficando meio de lado mesmo entre os adoradores da música alternativa. Você pode correr atrás de sua extensa discografia e curtir álbuns interessantes como ‘Talking With The Taxman About Poetry’ (1986).
billybragg

03 – GANG OF FOUR
Se muitas bandas hoje em dia seguem a cartilha do pós-punk, elas devem agradecer justamente ao Gang Of Four. ‘Entertainment!’ (1979) é o disco que 10 entre 10 ouvintes/críticos indicam pra qualquer pessoa ouvir. Pervertido e subversivo, o grupo gerou polêmica e até mesmo seu nome carrega política (Gang Of Four era um grupo do Partido Comunista Chinês). Sem esquecer o instrumental raivoso e incisivo, as letras eram o ponto forte dos ingleses. Muitas das coisas ditas por Jon King e companhia permanecem sensatas e convincentes para os dias atuais.
gangoffour

04 – MANIC STREET PREACHERS (imagem principal)
Esses galeses arrebanharam inúmeros fãs ao longo da carreira. E não é por menos. Outro com instrumental raivoso e com uma longa história (que envolve a morte de um dos integrantes). O MSP carrega suas letras com discursos políticos/sociais, e isso envolve também muito de seus vídeos bem criativos e ácidos. O quê dizer de uma banda que diz, sem medo: ‘America The Devil’s Playground’ (‘Baby Elian’)?

05 – MIDNIGHT OIL
O quê dizer de uma banda australiana tão preocupada com ecologia e as questões ambientais? Com letras que criticavam desde o descaso com os próprios aborígenes da Austrália ou mesmo brigavam contra as grandes empresas poluidoras do mundo? Para muitos, o Midnight Oil foi uma espécie de Clash Australiano. Claro, o grupo aprendeu a cartilha corretamente, e além de uma longa e respeitável discografia, trouxe inteligência e atitude nas letras que figuravam como grande destaque. Um grupo que diz ‘Como a gente pode dormir com nossas camas queimando’ (‘Beds Are Burning’) realmente faz a gente refletir sempre.
midnightoil

06 – PLEBE RUDE
Rock BR 80’s foi repleto de músicas de protesto. Diversas bandas. Não teria como alguma ficar de fora. Plebe Rude tinha uma mentalidade real e crua de protesto/crítica, sobretudo nos dois primeiros discos. ‘Até Quando Esperar’, ‘Censura’, ‘Proteção’ e ‘Códigos’ estão na boca dos sobreviventes dos 80’s até hoje ou até mesmo da geração mais nova sem medo da história da música e da mensagem que ela pode carregar.
pleberude

07 – THE THE
Matt Johnson, vocalista da banda The The, é um daqueles poetas que surgem para dar um pouco mais de pulsação ao mundo da música. A banda tinha letras que tratavam de amor, da vida, mas também havia muito protesto, inclusive o grupo por vezes entrava num terreno perigoso ao citar até religião em suas músicas a exemplo de ‘Armageddon Days Are Here’ (do disco ‘Mind Bomb’, 1988).
thethe

Outras bandas que se encaixariam perfeitamente na lista:
Rage Against The Machine
Titãs (fase 80’s)
New Model Army
NWA

2 pensamentos sobre “LISTA DE 7: 7 Bandas/Artistas com Letras de Protesto

  1. Obrigado pelo comentário e pelos elogios, Ângelo. Apesar disso, evitei de escrever demais, até mesmo porque as letras dos listados dizem muita coisa e todo ouvinte já ouviu algo desses grupos/artistas. Esse é até um momento bacana para entender como música acompanha os acontecimentos do mundo e como pode servir de crítica ou mesmo de alerta.

    Curtir

  2. Muito boa esta matéria… Gostei muito! Além de esclarecedora, bastante atual com o momento que vivemos. Parabéns caro Eduardo!

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s