NEWMOON – Space (2016)

Nota: 8,0

space-cover250

Quinteto belga vem com várias influências que passam de Slowdive a Pains Of Being Pure At Heart, construindo assim uma sonoridade que trafega entre melancolia, reverbs e paredes de guitarras raivosas.

Final de ano. Muitos ouvintes com as listas já divulgadas. Bandas interessantes sempre passam despercebidas. Fora isso, muitas pessoas querem logo o fim de um ano, sobretudo se ele foi caótico. Olhar para o próximo ano com gotas de esperança acaba sempre deixando que o mês de dezembro passe batido. Dessa forma que descobri o Newmoon, de surpresa, quando estava determinado a procurar o que começa a circular de 2017, ou quais as promessas de mais 12 meses que virão.

O ouvinte lembrará de muita coisa. No início, pensei em Stone Roses com as canções ‘Helium’ e ‘Everything Is’. Menos mal que a paisagem sonora vai mudando, os belgas bebem de diversas fontes, difícil o grupo ficar num parâmetro único. Com fragmentos de shoegaze e dream pop, o disco vai se constituindo de climas etéreos, paredes de guitarra (‘Coma’) e até mesmo experimentalismo (‘Hi’). Por vezes, alguma faixa tem a sonoridade crua e poderosa, quase revelando um punk incisivo e direto, de perder o fôlego, ouça ‘Head Of Stone’. Melancolia e peso caminham lado a lado (‘Skin’).

Newmoon é mais uma banda a se utilizar da música reciclada. Uma mistura de várias sonoridades, das bandas que escutamos bastante, com orgulho, mesmo nos tempos do velho K7. Como dito em várias ocasiões, a originalidade não é fundamental hoje em dia, e sim, o jeito de entrelaçar tudo e fazer de uma forma convincente ao receptor da obra. Os belgas fazem isso bem, num début que chega quieto no final de ano, pronto para ser descoberto. E você nem precisa se preocupar com 2017 ainda.

Bandcamp
Site oficial
Twitter

Veja o vídeo oficial de ‘Head Of Stone’

2 pensamentos sobre “NEWMOON – Space (2016)

  1. Obrigado pelo elogio e pela inspiração, Luca Vedovato. A gente tenta fazer isso mesmo, um trabalho de divulgação das bandas menos comentadas pela internet. É o caso do Newmoon, um grupo que merecia um pouco mais de atenção aí por parte de ouvintes e crítica. Continue com esse carinho e nunca deixe de nos acompanhar e sempre dê uma força. Abraços.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s