SONS EXÓTICOS: FIREWATER

firewater250

Uma banda que já chama nossa atenção pelo próprio nome. Nem tanto uma banda, e sim, um projeto de um aficcionado por música de vários estilos e originária de vários lugares. O versátil Tod Ashley (ou apenas Tod A.), praticamente um faz-tudo (compositor, organizador, vocalista, guitarrista) e que, com sua turma, viaja pelo mundo afora à procura de novos sons, novas vertentes além do pop-rock convencional e pragmático ao qual nos acostumamos a ouvir.

Por conta dessa empreitada, espere ouvir música cigana, ritmos árabes e indianos, batidas afros, inserções de música folclóricas, isso tudo adicionado com o bom e velho pop-rock. Além da voz de Tod ser semelhante a do notório gênio musical Tom Waits, o músico incorpora também o punk urgente da própria NY final dos 70, vai mais além e agrega pitadas de ska fazendo reverências ao clássico movimento 2-Tone (Madness e The Specials no início dos anos 80). Jazz e música de cabaré ainda comparecem na mistura mais que inusitada dessa turma eclética chefiada por Tod.

Instrumentos bem dosados, refrões ganchudos, peso e sutileza em constante sobreposição, um álbum que sempre vai surpreendendo ao longo de sua audição, alquimia sonora. Desde a década de 90 o Firewater já forjava secretamente um som evasivo dos padrões comuns que estão ao nosso redor. Desde a década de 90 o Firewater já forjava secretamente um som evasivo dos padrões comuns que estão ao nosso redor.

Discografia:
Get Off the Cross, We Need the Wood for the Fire (1996)
The Ponzi Scheme (1998)
Psychopharmacology (2001)
The Man on the Burning Tightrope (2003)
Songs We Should Have Written (2004)
The Golden Hour (2008)
International Orange! (2012) (foto da imagem)

Myspace
Página da Bloodshot Records
Wikipedia

Ouça todo o disco ‘The Golden Hour’ (2008)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s