TOP 2016 – MÚSICA

mainpost

Vale ressaltar que essa lista é única e exclusivamente de escolha do redator que escreve. Não representa a escolha do blog e da equipe dos redatores em geral. Em 2016 optei por fazer apenas a lista de discos. Cinema, jogos e série estão excluídos pela questão de que não me liguei muito a eles. Prometo que os mesmos segmentos retornam em 2017.

Julguei um ano bom pra música. Muitos discos bem produzidos, memoráveis e tratando a música com qualidade, isso desde os primeiros meses do ano (caso de ‘Blackstar’, de David Bowie). Infelizmente, foi um ano bem caótico. Tenho minhas questões particulares (que as deixo de lado por se tratar de minha vida pessoal), mas estamos falando de um ano conturbado: bagunça em nossa política, as tragédias e, como estamos citando a arte, da perda de expoentes de peso da música como David Bowie, Leonard Cohen e Prince (entre tantos).

Separei a lista por uma espécie de categorias. Uma escolha por parte de minha idiossincrasia. Importante dizer que não existe preferência na lista e fiz por ordem alfabética.

01 – EXPERIENTES QUE NÃO FALHARAM (PARTE 1)
Alguns já bem conhecidos aqui e que já freqüentaram listas de outros anos. Mostraram o que sabem fazer, de forma cada vez mais convincente.
Andrew Bird – Are You Serious
Bon Iver – 22, A Million (poderia estar na categoria 6, inclusive)
David Bowie – Blackstar
Lambchop – Flotus

parte1

02 – EXPERIENTES QUE NÃO FALHARAM (PARTE 2)
Madness – Can’t Touch us Now
Marissa Nadler – Strangers
Motorama – Dialogues
New Model Army – Winter

parte2

03 – EXPERIENTES QUE NÃO FALHARAM (PARTE 3)
Nick Cave And The Bad Seeds – Skeleton Tree
Radiohead – A Moon Shaped Pool
Tindersticks – The Waiting Room
Wire – Nocturnal Koreans

parte3

04 – COMEÇANDO A APARECER OU QUE MERECEM MAIS DESTAQUE
Bandas que me surpreenderam e me conquistaram na primeira audição. Não importa se seguem uma cartilha reciclada moldada nos anos 80 (como Newmoon e Suburban Living). O que torna-se valioso aqui é o comprometimento com a música agradável, mesmo que isso ainda faça parte dos primeiros passos para uma possível ascensão entre público e crítica.
Gersey – What You Kill
Newmoon – Space
Suburban Living – Almost Paradise
The Slow Show – Dream Darling

parte4

05 – A APROXIMAÇÃO COM A MÚSICA CLÁSSICA
Nesta lista, o artista/grupo está preocupado em criar climas mais melancólicos/etéreo, deixar o ouvinte se envolver em paisagens mais serenas. Geralmente são músicos que precisam apenas de um laptop e de um recinto fechado, a mágica sonora chega eficaz e sem rodeios.
Eluvium – False Readings On
Get Well Soon – Love
Message To Bears – Carved From Tides
The Album Leaf – Between Waves

parte5

06 – O VELHO E BOM FOLK JUNTO COM O POP-ROCK
Como já fica bem explícito na categoria, não preciso acrescentar muita coisa a respeito. Vale lembrar que o Shearwater e o Okkervil River poderiam muito bem estar na categoria 1, 2 ou 3, pois são bem experientes e já frequentaram diversas listas aqui no blog.
Black Oak – Equinox
Great American Canyon Band – Only Remains
Okkervil River – Away
Shearwater – Jet Plane And Oxbow

parte6

DECEPÇÕES DO ANO
Grandes nomes que não fizeram bonito em 2016. Muitos ouvintes aguardaram o trabalho deles, mas no final a decepção foi geral. Claro que sempre temos esperanças e aguardamos os próximos trabalhos.
M83 – Junk
Wild Beasts – Boy King

decepcao

Espero comentários de todos, idéias, outros nomes importantes de 2016 e volto apenas em 2017, fazendo aquilo que sempre fiz nesse estimado blog: divulgar música, cinema, jogos e séries com o mesmo carinho que mantive por esses anos. Obrigado a todos e Boas Festas.

Um pensamento sobre “TOP 2016 – MÚSICA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s