LISTA DE 7: 7 Aberturas Marcantes de Séries

madopening250
Algumas são curtas, outras são mais longas. Outras, como ‘Black Mirror’ e ‘Mr. Robot’, se preocupam em colocar uma rápida vinheta, aparecendo apenas o nome da série. Muitas vezes as aberturas entregam o que teremos ali, naquela série. Outras vezes, atiçam mais ainda nossa curiosidade (e já tive amigos que começaram a ver algumas séries por conta das aberturas). Deixo 7 aqui que me marcaram até hoje (não seguem uma ordem de preferência). E entre parênteses, os anos de duração da série.

arquivox-250
1 – ARQUIVO X (1993-2002)*
Essa será difícil de ser esquecida pelos fãs. A famosa música virou mania em praticamente vários temas ligados ao sci-fi. O clima de suspense com um toque noir onde éramos apresentados aos dois agentes (Scully e Mulder) continua genial até hoje. Dali talvez nem suspeitávamos de que essa dupla seria a mais comentada no mundo das séries.
Confira a abertura aqui

carnivale250
2 – CARNIVÀLE (2003-2005)
Série efêmera, sequer foi muito comentada na época. Porém, essa abertura me passava medo ou até mesmo estranhamento, apesar de ficar fascinado com a sucessão de imagens. Cartas de tarô em ligação com fatos históricos da sociedade e aquela dúvida pairando no ar do que realmente a série queria retratar.
Confira a abertura aqui

dexter250
3 – DEXTER (2006-2013)
Essa ficou bem conhecida. Foi citado por muitos adoradores de série. Recebeu até paródias pela internet. A rotina de um homem comum. Comum? Dexter não era tão comum assim, e pela primeira vez que a gente vê o vídeo, nem sabe o que esperar pela frente.
Confira a abertura aqui

madmen250
4 – MAD MEN (2007-2015) – imagem principal da matéria
Em forma de animação, bem criativa, com destaque para as cores usadas e até o tipo de letra. Mad Men mostrava um homem despencando perante o mundo da propaganda, sendo amparado lá no final pela perna de uma mulher. Quem acompanhou a saga de Don Draper, sabe muito bem como essa abertura caiu certo.
Confira a abertura aqui

seriesixfeetunder250

5 – SIX FEET UNDER (2001-2005)
Uma série em que o tema central era a morte. Cheio de imagens, metáforas, corpos, ritos que antecedem a preparação de um corpo para o sepultamento. Engraçado que mesmo num tom melancólico e praticamente trágico, a abertura conquista apesar da simplicidade (embora a ideia tinha ficado ótima e original).
Confira a abertura aqui

serietrued250
6 – TRUE DETECTIVE (2014-2015)
Uma série que despertou interesse até em quem não gostava do formato. A abertura com sobreposição de imagens deixando no espectador o devido suspense do que ele encontraria junto com a bela música ‘Far From Any Road’ do grupo The Handsome Family. Tudo bem combinado numa série que conseguiu combinar muitos gêneros para dar certo (ao menos a fantástica primeira temporada).
Confira a abertura aqui

westworld250
7 – WESTWORLD (2016-)
A série ainda não me cativou. Entretanto, achei um primor essa abertura por conta dos violinos e do piano da canção, além de mostrar como estamos entrelaçados à tecnologia. A máquina, o homem que a constrói, prazeres, sonhos (tudo que a série parece prometer ao espectador).
Confira a abertura aqui

* – A série retornou em 2016, com 6 novos episódios estruturados.

Outras aberturas dignas de menção:
BREAKING BAD (2008-2013)
PENNY DREADFUL (2014-2016)
THE 4400 (2004-2007)
FRINGE (2008-2013)
THE SIMPSONS (1989-)

Leitor, sua participação é importante. Comente, dê dicas sobre algumas aberturas de séries que marcou bastante, que até hoje fica difícil de tirar da cabeça. Obrigado.

2 pensamentos sobre “LISTA DE 7: 7 Aberturas Marcantes de Séries

  1. Aberturas realmente marcantes. No caso de Dexter, desconcertante mesmo, meio que despista sobre o conteúdo da série, mas depois vemos que é muito bem sacada. Quanto a Arquivo X, realmente inesquecível. Mas em ae tratando de recursos tecnológicos e capacidade de capturar a ideia da serie, Westworld é imbatível. Jogo de 7 bem interessante esse.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s