SONS EXÓTICOS: Ibibio Sound Machine – Uyai (2017)

Ibibio, na linguagem de um dos povos que se localizam ao sul da Nigéria, significa o equivalente a beleza. Não apenas a beleza, mas o exotismo figura nas canções comandadas pela vocalista Eno Williams. Ela nasceu em Londres, mas seus pais são nigerianos. Williams tem o gosto pela música e uma visão ampla dela. Estudar as décadas, suas influências, seus ícones e a fonte musical de cada nação. Assim nos parece. Num verdadeiro caldeirão de gêneros e referências, a sonoridade é ampla, digna de inúmeras audições e faz todo um percurso que conhecemos dentro de 5 décadas na música (isso levando em conta a multiplicidade e as facetas que a arte pode abranger).

Podemos dizer que o Ibibio Sound Machine tem um pé tanto na modernidade (o melhor e mais abrangente do eletrônico atual), faz apologia até mesmo para a época Disco/Dance e também não foge do passado da música nigeriana com adições do afro-pop e do funk 70’s que foram importantes para o país africano. A cada faixa o tempero muda e a repetição aqui passa longe. Não fica apenas nisso. A década de 80 também surge aqui, tanto que o refrão grudento de ‘The Pot Is On Fire’ e sua resvalada para a New Wave nos faz lembrar de grandes nomes como Gary Numan e Devo. Nem o acústico ficou de fora, em ‘Quiet’ abre-se um espaço para menos batidas e Williams se joga num profundo lirismo com a presença de belíssimas cordas.

O Ibibio Sound Machine tem outro trunfo: o instrumental poderoso e massivo. A banda tem mais sete integrantes, todos afiados e o recheio sonoro se completa ainda com sopros, teclados, guitarras e muita percussão. Vale conferir os sopros efusivos de ‘Trance Dance’ que numa pista de dança faria um total sucesso e ‘Joy (Idaresit)’ onde a percussão chega num nível absurdo e vertiginoso. Este é o segundo disco do grupo. Variedade, ritmo, fusão de gêneros, tudo funciona em prol de um trabalho curioso, exótico e que vale ser conhecido.

Saiba mais:
Allmusic
Bandcamp
Site
Soundcloud
Twitter

Veja o vídeo oficial de ‘Give Me A Reason’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s