DÊ UMA CHANCE: Flotation Toy Warning – Bluffer’s Guide To The Flight Deck (2005)

Anteriores:
+ Apartment – The Dreamer Evasive (2007)

Na época em que saiu esse disco, lembro que não o escutei. Só quando um amigo acessou minha página de fotolog dizendo que Flotation Toy Warning era o futuro, é que tomei a iniciativa. Não havia entendido o porquê dessa frase de meu sempre antenado amigo, claro, depois eu senti que uma certa ironia rondava essa afirmação. Em tempo onde a música parecia estar estagnada, sem inovações ou mesmo pouco requintada, o Flotation era uma banda promissora para um futuro do qual tínhamos um tanto receio e nem tantas esperanças na música.

Mesmo que nas primeiras audições tudo se pareça como um amálgama de Flaming Lips e Mercury Rev (em seus melhores momentos), há de convir que essa banda tinha seus méritos e apresentava um disco perfeito do início ao fim (e estamos falando de 70 minutos, tempo esse que geralmente torna algum álbum monótono e sem atrativos sobretudo depois da metade). Numa mistura de dream pop e space rock, o grupo londrino deixa um álbum marcante e repleto de detalhes para serem descobertos aos poucos.

Difícil escolher alguma canção preferida no disco. Composições épicas onde efeitos, ruídos, sintetizadores, sopros e guitarras convivem em harmonia. Músicas gigantes (entre 5 a 10 minutos) que mudam constantemente, que enganam o ouvinte até os instantes finais, por vezes conduzidas pela melancolia. Forte preocupação com a riqueza de instrumentos em meio a letras comoventes como ‘Losing Carolina – For Drusky’ e ‘Donald Pleasance’ nos deixam atônitos.

Mesmo quando o grupo deixa a canção com cara de mais humorada e divertida como ‘Fire Engine On Fire Part 1’, não se esquece de preencher detalhadamente cada minuto que ouvimos. Seja uma pequena espécie de vinheta como ‘Made From Tiny Boxes’ ou a levada contagiante com um final apoteótico como ‘Even Fantastica’, certamente o Flotation deixa uma das obras musicais mais importantes e influentes da década passada.

Depois disso, encontrei esparsas músicas do grupo pela internet. Não vi mais muitos comentários em blogs e sites afins. O paradeiro da banda é um tanto quanto incógnito. Um outro amigo meu conseguiu esse disco por 1 dólar no leilão do ebay. Com uma certa ponta de orgulho, realmente essa é uma obra para se ter original. E daqui a alguns anos, você mostrar à nova geração. Um álbum que em 2005, já antecipava um certo futuro, com razão.

Myspace

Wikipedia

3 pensamentos sobre “DÊ UMA CHANCE: Flotation Toy Warning – Bluffer’s Guide To The Flight Deck (2005)

  1. Tem tanto tempo que ouvi o disco que ficaram poucas lembranças em relação a canções, mas tenho certeza de ter gostado muito do que ouvi na época. Preciso ouvi-lo novamente.

    Curtir

  2. Obrigado pelo comentário, Mark. Obrigado tb pelas informações sobre a banda. Fico ansioso e esperando esse disco, até mesmo pq a banda tem potencial para outro trabalho maravilhoso e merece surgir depois de tantos anos. Nós, ouvintes, aguardamos. Abraços.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s